Um estudo caracterizou 5 ambientes aquáticos, nomeados de A a E, em uma região, medindo parâmetros físico-químicos de cada um deles, incluindo o pH nos ambientes. O gráfico I representa os valores de pH dos 5 ambientes. Utilizando o gráfico II, que representa a distribuição estatística de espécies em diferentes faixas de pH, pode-se esperar um maior número de espécies no ambiente:

A) A         

B) B         

C) C        

D) D         

E) E

O objetivo desta questão é avaliar a habilidade de interpretar gráficos e correlacionar informações. Ela apresenta dois gráficos, sendo que o I contém os valores de pH para cinco ambientes (A, B, C, D e E) e o II exibe o número de espécies em diferentes faixas de pH. Para responder a questão é necessário indicar o ambiente (A, B, C, D ou E) no qual se espera um maior número de espécies.

Devemos partir do Gráfico II, identificando a faixa de valores de pH com o maior número de espécies. Verificamos que, na faixa de pH entre 7 e 8, temos o maior número de espécies (um total de 40). Agora, precisamos localizar, no Gráfico I, o ambiente que exiba um pH entre 7 e 8, pois é nele que se espera encontrar o maior número de espécies. O ambiente que atende a esse requisito é o D, cujo pH é 7. Sendo assim, a resposta que buscamos está na alternativa D.

Este post atingiu o pico da curva entre clareza e conteúdo.
Assine o blog e compartilhe com quem ainda está preso na extremidade ácida da interpretação de gráficos.

Se este post te ajudou, considere apoiar a continuidade do blog com uma contribuição espontânea. Isso ajuda a manter o conteúdo gratuito, atualizado e cada vez melhor.

Ou escaneie o QR Code abaixo com o app do seu banco:

QR Code Pix Aprendendo Biologia

Obrigado por apoiar a educação científica com propósito! (saiba mais)

Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.