Em ambientes marinhos, perturbações ecológicas como a introdução de águas‑vivas e a sobrepesca de sardinhas modificam profundamente as relações entre produtores, consumidores e predadores. Esta questão resolvida do ENEM 2020 explora como tais eventos desencadeiam impactos nas populações de copépodos, atuns e fitoplâncton. Se você deseja dominar o tema de cadeias alimentares e entender as consequências ecológicas dessas alterações, está no lugar certo.

Considere a seguinte cadeia alimentar em um ambiente marinho:

Imagine que nessa cadeia sejam introduzidas águas-vivas, que se alimentam dos copépodos (crustáceos planctônicos). Nessa área as águas-vivas não são alimentos para outros organismos. No mesmo período ocorre sobrepesca das populações de sardinhas.

Como consequência das interferências descritas na cadeia alimentar será observada diminuição

A) da população de copépodos em decorrência da diminuição do estoque de sardinhas.

B) da população de atuns em consequência da diminuição da população de sardinhas.

C) da quantidade de fitoplâncton devido à redução no estoque de copépodos.

D) do estoque de copépodos em função do aumento da população de atuns.

E) da população de atuns pelo aumento da população de copépodos.

O objetivo dessa questão é verificar, além dos conhecimentos básicos sobre ecologia, a habilidade de identificar os impactos resultantes de modificações ambientais sobre cadeias e teias alimentares.

De acordo com o enunciado, houve duas alterações ambientais que produziram efeitos sobre a cadeia alimentar apresentada: introdução de águas-vivas e sobrepesca (pesca excessiva) de sardinhas.

As águas-vivas alimentam-se de copépodos e, portanto, competem com as sardinhas (que também se alimentam desses pequenos crustáceos). Além disso, as sardinhas são predadas pelos atuns, enquanto as águas-vivas não são alimento para nenhum outro organismo. As sardinhas também estão expostas a outro fator que contribui para a redução de sua população: a sobrepesca.

A figura a seguir ilustra a situação descrita.

É possível afirmar que haverá redução da população de sardinhas como resultado da sobrepesca e da introdução de um competidor (representado pelas águas-vivas). Como resultado da alteração na população de sardinhas ocorrerá diminuição da quantidade de atuns, pois esses peixes se alimentam das sardinhas.

Não é possível estabelecer com exatidão, a partir dos dados fornecidos pela questão, o efeito dessas modificações sobre os copépodos, uma vez que a introdução das águas-vivas contribui para diminuí-la, enquanto a sobrepesca de sardinhas contribui para aumentar a população desses invertebrados. Da mesma forma, também não é possível estabelecer o que ocorrerá como o fitoplâncton, já que as populações desses produtores têm seu tamanho controlado pelos copépodos.

Vamos analisar cada alternativa com base nos comentários apresentados acima.

Alternativa A: incorreta. Como visto, a partir dos dados disponíveis, não é possível concluir se a população de copépodos irá aumentar ou diminuir.

Alternativa B: CORRETA. A população de atuns irá diminuir como resultado da redução da população de sardinhas (devido à competição com as águas-vivas e à sobrepesca).

Alternativa C: incorreta. As populações de fitoplâncton são controladas pelas populações de copépodos. Como não é possível estabelecer o que ocorrerá com as quantidades desses crustáceos, também não é possível definir se ocorrerá aumento ou diminuição da quantidade de produtores (fitoplâncton).

Alternativa D: incorreta. Não há dados suficientes para prever o que ocorrerá com o número de copépodos. Além disso, a população de atuns irá diminuir.

Alternativa E: incorreta. A população de atuns irá diminuir como resultado da redução das populações de sardinhas.

🌊 Valorize o estudo e o meio ambiente!

Se esta explicação sobre cadeias alimentares marinhas e impactos ambientais te ajudou, compartilhe com quem também estuda e fortaleça essa rede de conhecimento. E se quiser apoiar a continuidade deste trabalho de educação científica, considere contribuir com qualquer valor via Pix:

📩 Chave Pix: contato@aprendendobio.com.br

QR Code Pix Aprendendo Biologia

Obrigado por apoiar a educação científica com propósito!
Saiba mais

Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.