QUESTÃO 1

O diagrama a seguir representa a estrutura de determinado ecossistema. Nele, o círculo corresponde ao ambiente com suas características físicas e químicas. Cada figura numerada, com exceção da 5, simboliza um grupo de organismos da mesma espécie. As setas vermelhas, por sua vez, demonstram as interações existentes na cadeia alimentar constituída por esses organismos.

A partir das informações obtidas pela análise desse diagrama e com base em seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que a única alternativa INCORRETA é

A) as figuras 1, 2, 3 e 4 representam populações distintas da mesma biocenose.

B) o conjunto constituído pelas figuras numeradas constitui o componente biótico do ecossistema representado.

C) o círculo representa o biótopo, ou seja, o conjunto de fatores abióticos de um ecossistema.

D) a figura 5 simboliza os decompositores.

E) os organismos representados pela figura 1 exibem nutrição heterotrófica.


QUESTÃO 2

Além das diferenças genéticas existentes entre os indivíduos de uma população, existem também variações genéticas entre populações. Um exemplo é a chamada variação clinal, que corresponde à mudança gradual das características genéticas e morfológicas em populações de certa espécie, distribuídas ao longo de uma série de regiões.

As populações da planta da espécie Achillea millefolium, conhecida popularmente como mil-folhas ou milefólio representam um exemplo de variação clinal. Esse vegetal pode ser encontrado em diferentes regiões que vão desde áreas de baixas altitudes até montanhas elevadas. A altura das plantas Achillea millefolium varia de acordo com a altitude da região em que vive a sua população. A figura a seguir ilustra esse fenômeno.

Com base em seus conhecimentos sobre o assunto e nas informações obtidas a partir da análise da figura acima, é correto afirmar que

A) para ilustrar o fenômeno da variação clinal, na figura acima foram representados dez indivíduos de uma mesma população de Achillea millefolium.

B) por viver em regiões distintas, cada um dos indivíduos de Achillea millefolium representados na figura possui um hábitat diferente.

C) quanto maior é a altitude menor é a altura média das plantas de Achillea millefolium.

D) a variação clinal observada para Achillea millefolium resulta exclusivamente das diferenças na disponibilidade de nutrientes minerais no solo.

E) em nenhuma hipótese, representantes de Achillea millefolium sobreviverão em região diferente daquela em que vivem.


QUESTÃO 3

Antilophia bokermanni, mais conhecida como soldadinho-do-araripe é uma ave ameaçada de extinção. Está entre as 190 aves classificadas como “Criticamente em Perigo”. Restam menos de 800 indivíduos na natureza.

É um pássaro predominantemente frugívoro, isto é, alimenta-se de frutos, dos quais regurgita ou defeca as sementes. Devido a isso, cumpre um importante papel ecológico como agente de dispersão de plantas ao longo dos cursos d’água.

O soldadinho-do-araripe possui um sistema de acasalamento no qual o macho permanece com uma única parceira por estação reprodutiva. Ele permite que a fêmea construa o ninho em seu território, o qual defende intensamente de forma a garantir recursos para a parceira e seu filhote.

Após construir um ninho em forma de cesto, a fêmea bota um par de ovos. Estes eclodem depois de três semanas. Os filhotes exibem uma plumagem verde como a da fêmea. Com mais três semanas, essas pequenas aves abandonam o ninho, sendo acompanhados de perto pela mãe e observados pelo pai.

O texto acima descreve, para o soldadinho-do-araripe

A) o seu hábitat.

B) a sua biocenose.

C) o seu ecótone.

D) o seu nicho ecológico.

E) o seu biótopo.


QUESTÃO 4

Na figura a seguir estão demarcadas áreas, em uma floresta, onde são encontradas as aves da espécie Passerina cyanea. Nesses locais da floresta, esses animais encontram todos os recursos de que necessitam para alimentação e reprodução.

A partir da análise da figura, pode-se afirmar que

A) Passerina cyanea em conjunto com as demais espécies de pássaros encontrados na floresta representam a população de aves desse ambiente.

B) as áreas da floresta onde vive Passerina cyanea correspondem ao nicho ecológico dessa ave.

C) se todos os indivíduos da espécie Passerina cyanea migrassem para a área de campo, estariam em um ecossistema diferente, mas em uma mesma comunidade biológica.

D) Passerina cyanea vive em locais próximos a zona ecótono, que corresponde à área de transição entre dois ecossistemas.

E) considerando o ambiente em que vive, Passerina cyanea não é influenciada por qualquer fator abiótico.


QUESTÃO 5

Três espécies de aves estreitamente relacionadas (Tangara guttata, Tangara gyrola e Tangara mexicana), podem ser encontradas coexistindo e se alimentando lado a lado sem qualquer sinal aparente interação competitiva. A razão para essa harmonia é que cada um se alimenta em um local ligeiramente diferente no dossel da floresta. Tangara guttata tira insetos da parte inferior das folhas, Tangara mexicana dos galhos finos e Tangara gyrola dos ramos principais.

A figura a seguir, ilustra as três espécies citadas e destaca (círculos) os locais onde cada uma delas obtém os insetos para sua alimentação.

A inexistência de competição entre as espécies pode ser explicada

A) pelo fato de pertencerem a populações distintas.

B) por exibirem hábitats diferentes.

C) por possuírem nichos ecológicos distintos.

D) por serem espécies diferentes, porém estreitamente relacionadas.

E) por se alimentarem de insetos, organismos que sempre ocorrem em grande número.


QUESTÃO 6

Em um estudo ecológico foram analisadas as populações de duas espécies de trevo – Trifolium repens e Trifolium fragiferum – quando cultivadas isoladamente e quando cultivadas em conjunto (cultura mista). Quanto aos seus nichos ecológicos, essas espécies vegetais têm em comum apenas um aspecto: a sensibilidade a baixas concentrações do mineral fosfato no solo. Caso não obtenham certa quantidade de fosfato, seu crescimento e, consequentemente, sua reprodução ficam comprometidos.

Na primeira parte do referido estudo, populações de T. repens foram cultivadas em canteiros distintos daqueles utilizados para o cultivo de T. fragiferum. Portanto, nessa etapa foram realizadas as culturas isoladas dessas plantas. Na segunda fase, populações de T. repens e de T. fragiferum com o mesmo número inicial de indivíduos foram cultivadas no mesmo canteiro. Essa foi a etapa de cultura mista.

Nas duas etapas, as plantas foram cultivadas em condições idênticas de temperatura, luminosidade, umidade e disponibilidade de água no solo. Além disso, em cada canteiro, foi fornecida quantidade de fosfato suficiente para manter a nutrição adequada de uma população.

O gráfico a seguir apresenta os resultados do estudo sobre o crescimento das populações de Trifolium fragiferum e Trifolium repens quando cultivadas isoladamente e em conjunto.

A análise dos resultados do experimento e seus conhecimentos sobre o assunto permitem concluir que

A) em cultura isolada, o número de indivíduos da população de T. repens nunca é superior ao de T. fragiferum.

B) provavelmente, devido à sobreposição parcial dos nichos ecológicos de T. fragiferum e T. repens, essas espécies passaram a competir pelo fosfato quando em cultura mista, o que resultou na exclusão de T. fragiferum.

C) o desempenho populacional de T. repens – representado pelo número de indivíduos – é o mesmo tanto em cultura isolada quanto mista.

D) ao final do período do estudo, T. fragiferum apresenta, em cultura isolada, população maior do que a de T. repens, indicando que T. fragiferum é mais eficiente na obtenção de fosfato do que T. repens.

E) o desempenho populacional – representado pelo número de indivíduos – de T. repens e T. fragiferum em cultura mista somente pode ser explicado pela presença de um herbívoro que se alimenta preferencialmente de uma das espécies de trevo.


QUESTÃO 7

A figura a seguir apresenta uma planta xerófita, ou seja, adaptada à vida em ambientes áridos. Esse tipo de vegetal e as demais espécies de plantas que vivem no mesmo ecossistema estão sujeitas à influência de uma série de fatores abióticos, tais como os indicados na figura.

Os fatores ambientais que influenciam os organismos que vivem em um ecossistema recebem, em conjunto, a denominação de

A) biótopo.

B) hábitat.

C) biocenose.

D) nicho ecológico.

E) biota.


QUESTÃO 8

A seguir estão representados dois ecossistemas (A e B), bem como a região X, que é a zona de transição natural entre eles.

Considerando as informações obtidas a partir da análise da figura e com base em seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar corretamente que

A) a região X é uma zona de ecótone.

B) por ser uma zona de transição, a diversidade de espécies na região X é, obrigatoriamente, muito reduzida.

C) por exibirem uma zona de transição, os ecossistemas A e B devem ser necessariamente terrestres.

D) é impossível que qualquer espécie do ecossistema A ou B seja encontrada na região X.

E) devido às condições ambientais extremas tipicamente observadas nas zonas de transição entre ecossistemas, só é possível encontrarmos, na região X, vegetação herbácea e animais invertebrados.


QUESTÃO 9

Em determinada região observam-se três ecossistemas distintos: floresta, campo e lago. Há áreas de transição entre esses ecossistemas. O esquema a seguir ilustra a situação desses ecossistemas, no qual as referidas áreas de transição estão indicadas por A e B.

Sobre a situação esquematizada foram feitas as afirmações a seguir.

I. Espera-se que na região A sejam encontradas espécies dos ecossistemas de floresta e campo, bem como espécies exclusivas de A.

II. As regiões A e B representam zonas de ecótono.

III. Espera-se que a diversidade em A seja maior do a observada nos ecossistemas vizinhos (floresta e campo).

IV. Espera-se que em B a diversidade seja maior do que a observada nos ecossistemas vizinhos (campo e lago).

V. Espera-se que as espécies encontradas em A e B sejam as mesmas.

Dentre as afirmações acima, a única incorreta é

A) I.

B) II.

C) III.

D) IV.

E) V.


QUESTÃO 10

O gráfico a seguir demonstra os valores de temperatura da água nas quais as espécies de peixes A, B, C e D conseguem sobreviver. Para análise deste gráfico, considere que os demais fatores ambientais se encontram constantes e em seus valores ideais para cada espécie.

A partir análise do gráfico e com base em seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que

A) uma das espécies é capaz de sobreviver em qualquer temperatura tolerada pelas demais.

B) as espécies C e D podem estar vivendo no mesmo ambiente.

C) a espécie B, quando comparada às outras três, pode ser considerada euritérmica.

D) a espécie A, quando comparada à espécie D, pode ser classificada como estenotérmica.

E) a temperatura ótima para espécie B é de 25°C.


Se este post te ajudou, considere apoiar a continuidade do blog com uma contribuição espontânea. Isso ajuda a manter o conteúdo gratuito, atualizado e cada vez melhor.

Ou escaneie o QR Code abaixo com o app do seu banco:

QR Code Pix Aprendendo Biologia

Obrigado por apoiar a educação científica com propósito! (saiba mais)