QUESTÃO 1

Dados estruturais e moleculares indicam que as plantas terrestres provavelmente descendem de um grupo de algas verdes denominadas carófitas (Charophytae). Comparações moleculares, particularmente de sequências de bases de DNA e RNA, fornecem evidências convincentes de que algas verdes estão intimamente relacionadas às plantas. Essas comparações entre plantas e várias algas verdes incluem sequências de DNA do cloroplasto, certos genes nucleares e RNA ribossômico. Em cada uma das comparações realizadas, a correspondência mais próxima ocorre entre carófitas e plantas, indicando que essas algas e as plantas atuais provavelmente compartilham um ancestral comum recente.

SOLOMON, E. P. et al. Biology  Cengage, 2019 (adaptado).

A figura a seguir ilustra as relações evolutivas entre os principais grupos de organismos fotossintéticos.

Nessa figura, os números 1, 2, 3 e 4 correspondem a aquisições evolutivas que permitem diferenciar os grupos representados. Baseando-se na figura acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Cada organismo representado ocupa, em seu respectivo ecossistema, o nível trófico de produtor.

B) 1 pode corresponder a folhas, raízes e caule verdadeiros, presentes nas briófitas e ausente nas algas.

C) 2 pode representar tecidos condutores, presentes nas pteridófitas e ausente nas briófitas.

D) 3 pode ser a produção de sementes, característica observada nas gimnospermas, mas ausentes nas pteridófitas.

E) 4 pode corresponder ao fruto, presente nas angiospermas e ausente nas gimnospermas.


QUESTÃO 2

Preparando-se para o vestibular, um estudante montou o quadro abaixo, referente ao Reino Plantae.

Sabendo que o estudante usou os sinais + e para indicar, respectivamente, presença e ausência de determinada característica, você que está mais preparado do que ele concluirá que

A) em 1 ele errou, pois nas briófitas a fase duradoura é o esporófito, que é clorofilado.

B) em 2 ele errou pois as pteridófitas não tem porte arbóreo por não possuírem vasos condutores.

C) em 3 ele errou, pois todos têm cutícula, caso contrário eles desidratariam e morreriam.

D) em 4 ele acertou pois, raiz, caule e folhas verdadeiras caracterizam todo o reino metáfita.

E) em 5 ele acertou, pois, a partir das gimnospermas, tubo polínico eliminou a necessidade de água para a reprodução.


QUESTÃO 3

O Reino Plantae ou Metáfita engloba todos os organismos vivos conhecidos como vegetais. Esse reino possui quatro grandes divisões:

1. Briófitas

2. Pteridófitas

3. Gimnospermas

4. Angiospermas

Sobre essas divisões, assinale a única alternativa INCORRETA.

A) o grupo 1, que tem os musgos como um de seus representantes, caracteriza-se pela falta de flores, sementes e vasos condutores de seiva.

B) o grupo 2 é o primeiro a apresentar vasos condutores de seiva e, por isso, pode atingir tamanhos maiores.

C) as plantas do grupo 3 apresentam polinização exclusivamente anemófila, sendo também classificadas como assifonógamas devido à presença de tubo polínico.

D) o grupo 4 é a divisão com o maior número de espécies e se distingue dos anteriores por apresentar frutos.

E) dentre as quatro divisões do Reino Plantae, apenas duas – Gimnospermas e Angiospermas – podem ser classificadas como espermatófitas.


QUESTÃO 4

Apesar da aparente diversidade de forma e meios de vida observados nas quatro grandes divisões que constituem o Reino Plantae, os vegetais compartilham várias características. Uma delas refere-se ao ciclo de vida exibido por esses organismos. Em todas as plantas observa-se uma série de eventos reprodutivos que caracterizam o chamado ciclo de alternância de gerações.

Abaixo está representado, esquematicamente, o ciclo de alternância de gerações. Nessa figura, fase I e fase II representam, não necessariamente nesta ordem, esporófito e gametófito.

Baseando-se nesse esquema e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a única alternativa INCORRETA.

A) A fase I representa o esporófito, responsável pela produção de esporos.

B) O encontro entre as células haploides do tipo A gerando a célula diploide B representa o processo de fecundação.

C) A fase II é a responsável pela produção de esporos por meiose.

D) Se o ciclo pertencer a uma planta cujo esporófito possua 16 cromossomos em suas células, então cada um dos gametas – representados por A – possuirá 8 cromossomos.

E) Enquanto no ciclo de vida de uma samambaia a fase duradoura é II, no ciclo vital de um musgo a fase duradoura é I.


QUESTÃO 5

Considere o texto a seguir.

Em relação ao musgo-de-turfeira, pode-se afirmar corretamente que

A) assemelha-se a uma samambaia por ser traqueófita.

B) diferencia-se de um pinheiro por não possuir sementes.

C) pode atingir porte semelhante ao de uma sequoia.

D) não depende da água para sua reprodução.

E) suas raízes são pouco profundas.


QUESTÃO 6

Briófitas são plantas pequenas – poucas ultrapassam 5 centímetros – comumente encontradas em ambientes úmidos e sombreados. Esses pequenos vegetais desempenham papéis importantes nos ecossistemas. Por exemplo, musgos podem sobreviver em rocha nua ou em uma camada muito fina de solo. Conforme seus tecidos morrem, eles contribuem com matéria orgânica, ajudando a formar o solo mais espesso que as plantas maiores poderão, posteriormente, colonizar. Nas florestas, as briófitas que vivem em galhos nas copas das árvores ajudam a construir um solo orgânico que sustenta comunidades inteiras de organismos que vivem nestes locais.

Sobre as briófitas, é CORRETO afirmar que

A) o pequeno porte das briófitas resulta da reduzida disponibilidade de luz para realização da fotossíntese, já que esses vegetais vivem em ambientes sombreados.

B) como organismos terrestres, as briófitas não dependem de água livre no ambiente para realizar sua reprodução.

C) nas briófitas, assim como nas outras divisões vegetais, a meiose é responsável pela produção de gametas masculinos (anterozoides) e femininos (oosfera).

D) as briófitas compartilham com as pteridófitas o fato de produzirem tubo polínico, sendo por isso denominadas sifonógamas.

E) dentre as divisões que constituem o reino das plantas, apenas nas briófitas o gametófito é a fase duradoura ao longo do ciclo de vida.


QUESTÃO 7

A seguir está representado, de forma simplificada, um dos representantes da divisão briófita.

Com base na figura e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a única alternativa INCORRETA.

A) A fase indicada pelo número 1 é constituída por células diploides.

B) O número 2 indica o gametófito, fase duradoura no ciclo de vida das briófitas.

C) A cápsula, indicada pela letra A, é o local onde ocorre a formação dos esporos.

D) As folhas, indicadas pela letra B, exibem cutícula impermeabilizante e vasos condutores de seiva.

E) A letra C indica os rizoides, estruturas desprovidas de tecidos condutores de seiva e com função equivalente à das raízes.


QUESTÃO 8

Leia o texto a seguir.

Considerando o conteúdo principal da última refeição do nodossauro, pode-se afirmar que

A) em sua última refeição, o nodossauro ingeriu partes de gametófitos de pteridófitas.

B) o fato de as samambaias estarem presentes na dieta de um animal terrestre que viveu há 110 milhões de anos, permite concluir que essas plantas não dependem de água livre no ambiente para sua reprodução.

C) o autor do texto cometeu um erro ao usar a expressão “folhas de samambaia”, pois as pteridófitas, por não apresentarem tecidos condutores de seiva, não possuem folhas, raízes e caule verdadeiros.

D) as samambaias ingeridas pelo nodossauro se desenvolveram a partir de zigotos resultantes do encontro de gametas produzidos em estruturas denominadas protalos.

E) a planta que constitui o conteúdo principal da última refeição do nodossauro pode ser classificada como espermatófita.


QUESTÃO 9

A figura a seguir ilustra o ciclo reprodutivo de uma pteridófita cujo esporófito tem células com 42 cromossomos.

A partir da análise do ciclo representando , pode-se afirmar corretamente que

A) a fase indicada por I tem células com 21 cromossomos.

B) as estruturas indicadas por II são as sementes.

C) a divisão indicada por III denomina-se mitose.

D) a fase IV corresponde ao gametófito e tem células com 21 cromossomos.

E) V indica a fecundação que, nesse vegetal, não depende da água para ocorrer.


QUESTÃO 10

Estudos de citogenética têm como objetivo inicial a análise dos cromossomos de um organismo vivo, seja ele animal ou vegetal. A partir dessa análise, é possível caracterizar os cromossomos quanto ao tamanho e à forma e, no caso das células diploides, identificar os pares homólogos. Para obter tais informações, é necessário estimular a divisão celular (mitose) e interrompê-la quando atinge a fase denominada metáfase, pois, nessa etapa, os cromossomos exibem máxima condensação – o que os torna bastante visíveis.

Uma vez interrompida da divisão da célula durante a metáfase, os cromossomos são fotografados. Utilizando-se das imagens, os cromossomos podem ser organizados quanto à forma e tamanho. No caso das células diploides, é possível, também, posicionar lado a lado, formando pares. Para finalizar, esse conjunto organizado de cromossomos é novamente fotografado e a imagem obtida constitui o que se denomina cariótipo.

Foi preparado o cariótipo de certa espécie de samambaia. As células utilizadas nesse processo foram retiradas do gametófito (protalo) desse vegetal. O referido cariótipo demonstrou que as células do gametófito possuem 20 cromossomos.

Considerando a informação obtida a partir do cariótipo, é possível deduzir que o número de cromossomos encontrado na oosfera, nas células do caule e nos esporos dessa samambaia será, respectivamente

A) 20 – 10 – 20

B) 10 – 20 – 10

C) 20 – 40 – 20

D) 40 – 20 – 40

E) 20 – 20 – 20


QUESTÃO 11

A história das plantas terrestres está repleta de inovações evolutivas. Essas novidades possibilitaram que organismos fotossintetizantes colonizassem, a partir dos ecossistemas aquáticos, ambientes terrestres inóspitos e variados.

As primeiras inovações possibilitaram a sobrevivência na terra. Mais tarde, foi seguida por uma explosão diversidade de vegetais que continua a mudar a Terra e a atmosfera, além de apoiar a vida animal terrestre.

As plantas produtoras de sementes passaram a dominar a paisagem terrestre nas últimas centenas de milhões de anos. A evolução da semente, uma novidade que protege e fornece alimento para embriões delicados, contribuiu para o notável sucesso desses vegetais. As sementes permitem que os embriões “parem o relógio” e germinem somente após um inverno rigoroso ou uma estação extremamente seca ter passado.

Os frutos, uma inovação posterior, aumentaram o poder de dispersão das sementes por uma paisagem mais ampla. Dentre as espermatófitas, as plantas com flores desenvolveram relações intrincadas com animais para melhorar a reprodução sexual, bem como a dispersão da próxima geração.

Fonte: RAVEN, P. H.; MANSON, K. A.; LOSOS, J. B., SINGER, S. R. Biology. 11ed. McGraw Hill, 2017. (Modificado)

Sobre as plantas espermatófitas, é correto afirmar que

A) constituem um grupo cuja polinização é exclusivamente realizada pelo vento.

B) são um grupo constituído apenas pelas plantas produtoras de frutos.

C) são também classificadas como fanerógamas e sifonógamas.

D) foram os primeiros vegetais a colonizar o ambiente terrestre.

E) apesar de produzirem sementes, não possuem tecidos condutores de seiva.


QUESTÃO 12

No período carbonífero (360-300 milhões de anos atrás), quando samambaias e outras plantas sem sementes eram dominantes, muitas linhagens de gimnospermas também haviam surgido e as primeiras coníferas verdadeiras apareceram. As gimnospermas irradiaram extensivamente durante o período Permiano (300-250 milhões de anos atrás) e grande parte da era Mesozoica que se seguiu foi a era não apenas dos dinossauros, mas também das gimnospermas. Os habitats das plantas atuais variam de florestas tropicais a desertos, mas as gimnospermas são dominantes nas zonas temperadas frias dos hemisférios norte e sul.

RUSSEL, P. J; HERTZ, P. E.; MCMILLAN, B. Biology: The Dynamic Science. 2015 (modificado)

A seguir está representada uma gimnosperma típica.

Sobre esse vegetal, pode-se afirmar corretamente que

A) o seu fruto é derivado da semente.

B) pode ser classificada como espermatófita.

C) pode ser classificada como criptógama.

D) depende da água para sua reprodução.

E) exibe polinização anemófila e entomófila.


QUESTÃO 13

Desde a última década, é notório o desaparecimento das populações de abelhas polinizadoras em diversos países.  Esse grupo de insetos é responsável pela polinização e manutenção de centenas de espécies vegetais, dentre as quais, as usadas na alimentação humana. Além disso, contribui de forma expressiva para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades associadas à agricultura familiar.  Dentre as possíveis causas do desaparecimento das abelhas se destacam:  o desmatamento, reforçado pela carência de flora natural, o manejo inadequado de colmeias, as crescentes infestações de pragas nas colônias e o uso de agrotóxicos.

Rosa et al. Desaparecimento de abelhas polinizadoras nos sistemas naturais e agrícolas: Existe uma explicação? Revista de Ciências Agroveterinárias, 2019 (modificado).

O desaparecimento das abelhas afetaria diretamente a reprodução dos vegetais a seguir, exceto

A) pinheiro.

B) morangueiro.

C) roseira.

D) cacaueiro.

E) tomateiro.


QUESTÃO 14

A figura abaixo ilustra um ramo de um vegetal pertencente à divisão Gimnosperma. Nesse ramo, é possível visualizar estruturas reprodutivas típicas das plantas dessa divisão.

Sobre as estruturas representadas foram feitas as afirmações a seguir.

I. O cone feminino é também conhecido como megastróbilo, enquanto o masculino pode receber a denominação de microstróbilo.

II. No cone feminino, após a polinização, os ovários presentes em cada escama se desenvolvem originando as sementes.

III. Em cada escama do cone masculino são produzidos, por meiose, vários micrósporos que, em seguida, originam grãos de pólen.

IV. Apesar de o ramo representado na figura indicar a presença de cones masculinos e femininos em uma mesma planta, a ocorrência de autopolinização é pouco provável.

V. O agente responsável pelo transporte dos grãos de pólen liberados pelos cones masculinos é o vento, caracterizando a polinização anemófila.

Dentre as afirmações apresentadas, a única incorreta é

A) I

B) II

C) III

D) IV

E) V   


QUESTÃO 15

Primeira planta com flor do mundo

Análises detalhadas de mais de mil fósseis de vegetais sugerem que a Montsechia vidalii, uma espécie de água doce identificada há mais de 100 anos na Espanha, seja a mais antiga planta com flor do mundo, arrebatando o título das mãos de outra planta antiga, a Archaefructus sinensis, descoberta a partir de fósseis de 125 de milhões de anos encontrados na província de Liaoning, na China.

Em laboratório, um grupo de pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, dissolveu o calcário de todos os exemplares. Em seguida, branquearam cuidadosamente as cutículas (o filme protetor que cobre as folhas) de cada planta com uma mistura de ácido nítrico e clorato de potássio. As amostras, então, foram examinadas em microscópios. A planta, de cerca de 130 milhões de anos, compunha, ao lado dos dinossauros, a paisagem da região central da Espanha e dos Pireneus, próxima à França, no período Cretáceo, crescendo abundantemente em lagos de água doce.

Ao que tudo indica, a Montsechia vidalii não tinha raízes ou, sequer, pétalas. As folhas, segundo os pesquisadores, dispunham-se ao longo do eixo em espiral ou opostas umas às outras. Delas brotavam pequenas flores, cada uma com uma semente.

“Essa descoberta levanta questões importantes sobre a história evolutiva das plantas com flores, bem como sobre o papel dessas plantas na evolução de outras formas de vida vegetal e animal”, diz o paleobotânico David Dilcher, principal autor do estudo.

Fonte: Revista Pesquisa FAPESP, edição 235. Setembro, 2015 (modificado)

A figura a seguir representa, esquematicamente, a flor de um vegetal da atualidade, que pode ter evoluído de plantas similares à Montsechia vidalii.

Todas as alternativas apresentam processos que podem ocorrer nessa flor, EXCETO

A) polinização.

B) formação do gameta feminino.

C) produção de semente.

D) autofecundação.

E) formação de fruto


QUESTÃO 16

A figura a seguir representa esquematicamente a estrutura de uma flor.

Sobre ela são feitas as afirmações a seguir.

I. O fruto produzido a partir dessa flor não exibe sementes.

II. Exibe os verticilos florais cálice, corola e androceu.

III. É uma flor masculina.

IV. Os grãos de pólen são produzidos no interior da antera.

V. Não é possível a ocorrência de autopolinização.

Dentre as afirmações, está incorreta apenas

A) I

B) II

C) III

D) IV

E) V


QUESTÃO 17

As flores podem variar quanto à presença ou ausência de verticilos, bem como em relação à quantidade desses conjuntos de componentes. Há flores, por exemplo, com um ou vários pistilos e esses podem exibir diferentes números de óvulos no interior de seus ovários. A figura a seguir apresenta duas flores (I e II) com quantidades distintas de pistilos e óvulos.

Considerando-se que, em cada uma delas, as polinizações tenham ocorrido com sucesso, espera-se que

A) as flores I e II não produzam frutos por não apresentarem o verticilo floral denominado gineceu.

B) a flor I produza oito frutos com oito sementes em cada um deles e a flor II produza um fruto com doze sementes.

C) as flores I e II produzam a mesma quantidade de frutos e sementes.

D) flor I produza dois frutos com quatro sementes em cada um deles e a flor II produza seis frutos com uma semente em cada um deles.

E) a flor I produza um fruto com oito sementes e a flor II produza três frutos com quatro sementes em cada um deles.


QUESTÃO 18

Considere a flor a seguir, na qual foram indicados alguns componentes.

Sobre essa flor, é CORRETO afirmar que

A) não produz grãos de pólen.

B) possui cálice, mas não apresenta corola.

C) pertence a uma gimnosperma.

D) pode ser classificada como trímera.

E) não apresenta androceu.


QUESTÃO 19

A seguir está representada uma das etapas mais importantes na reprodução das angiospermas.

Considerando os dados obtidos a partir da análise da figura e com base em seus conhecimentos, pode-se afirmar corretamente que

A) I representa a fecundação responsável por originar o endosperma primário haploide.

B) como resultado do processo indicado por II, forma-se o zigoto e este origina o embrião.

C) III é representa o óvulo, estrutura que dará origem à semente.

D) a formação da estrutura IV, permite concluir que os processos I e II dependem de água livre no ambiente para ocorrer.

E) V indica o ovário que, após os processos I e II, desenvolve-se formando o fruto.


QUESTÃO 20

A figura a seguir representa uma semente com alguns de seus componentes estruturais indicados.

Sobre a semente, são feitas as seguintes afirmações:

I. Sementes são estruturas reprodutivas encontradas em Gimnospermas e Angiospermas que, devido a isso, são classificadas como Espermatófitas.

II. O embrião é diploide e, ao completar seu desenvolvimento, constituirá o esporófito.

III. O tegumento tem a função de proteger o embrião.

IV. Em Gimnospermas a semente origina-se do óvulo, enquanto nas Angiospermas essa mesma estrutura é proveniente do ovário.

V. O endosperma é um tecido que armazena substâncias nutritivas utilizadas pelo embrião no início de seu desenvolvimento.

Dentre as afirmações acima, a única incorreta é

A) I

B) II

C) III

D) IV

E) V


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